sábado, 4 de junho de 2011

Label to watch: Miu Miu




Um pouco de história da moda:

Formada em ciências políticas e ex-militante do Partido Comunista Italiano, Miuccia Prada é considerada, hoje, uma percusora de tendências. Anna Wintour, o "diabo" que veste Prada, editora da "Vogue América", chegou a dizer que a estilista era a única razão para alguém ir à temporada de Milão.

A história da marca vem de longe. Mario Prada fundou a grife de couro em 1913. O forte eram os artigos de luxo. Quando Miuccia, sua sobrinha, assumiu a criação, em 1978, a empresa já perdera muito do seu brilho. Ela lançou, então, uma linha de bolsas pretas em nylon, que foi usada por modelos como Jerry Hall e Marie Helvin e chamou a atenção para a grife. "Uma bolsa ou um sapato são boas maneiras de se identificar estilisticamente, sem ter que se estressar com o look inteiro", afirmou a estilista.

Foi, porém, em 1989, com sua primeira coleção prêt-à-porter, que Miuccia deu provas de que mudaria o negócio da família. O público, acostumado com a "sensualidade em forma de roupa", se surpreendeu com as linhas retas e o tom intelectual da coleção. A crítica comparou Prada à Gucci: enquanto a garota Gucci está tomando tequila no fundo de um nightclub vestindo minisaia e top, a garota Prada está num café lendo Proust.

Em 1992, Miuccia lançou a Miu Miu, marca com preços mais em conta e dona de um estilo mais jovial. Na retaguarda da empresa está Patrizio Bertelli, marido de Miuccia e responsável pela administração do grupo Prada, hoje proprietário também das marcas Helmut Lang e Jil Sander.

Além da moda, o grupo revoluciona na arquitetura, com seus projetos de lojas assinados por importantes arquitetos contemporâneos como o holandês Rem Koolhaass, que fez a filial de Nova York.

Como vocês puderem ler, Miuccia escreveu seu nome no topo do olimpo fashion. Na minha humilde opnião, a Miu Miu veio para sintetizar todo o poder da estilista em prever o que as mulheres terão vontade de usar na próxima estação.

Nas montagens, vemos isso através dos acessórios, recheados de pegadas trendy e detalhes, atualmente, amados por nós: paêtes, laços, cores fortes, animal print, navy, poás e spikes.

Apesar de achar o preço um pouco absurdo, sou fã assumida da label. Afinal, vestir Miu Miu não é apenas vestir-se bem, mas sim imprimir um estilo cool e fresh! Vida longa à irmã mais nova de Prada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário